Quem Somos

Quem Somos
Quem Somos

Justificativa

Justificativa
Ensaios e Reuniões

Sobre Malaquias da Viola

Sobre Malaquias da Viola
Idealizador

Release Social

Release Social
Eventos sociais

Release Cultural

Release Cultural
Cultural e Social

Sobre o Grupo Mesageiros da Viola

Sobre o Grupo Mesageiros da Viola
Shows e eventos

quarta-feira, 1 de julho de 2015

História Sobre Malaquias da Viola



Marcos Aparecido Malaquias ou  Malaquias da Viola é natural da cidade mineira de Rio Espera. O contato com a musica veio cedo. O pai sanfoneiros, Seu Pedro Luiz, era presença  constante nas festas de folia, congadas, bailes a afins. Também observava o tio Antônio Macário, um andarilho tocador de viola que fazia apresentações  de rua, principalmente na cidade de Juiz de Fora/MG. A mãe, Geralda, era apreciadora da boa música tocada nas rádios.
Com a separação das pais, Malaquias, se mudou com a mãe e os irmãos para Belo Horizonte e trabalhou por alguns anos como montador de móveis. No período da inflação galopante, ele perdeu a ocupação e passou a buscar sustento no lixão de Contagem, onde permaneceu por nove meses. Incentivado pela mãe, comprou um violão e começou a tocar em bares a troco de pratinhas, para complementar a renda da sucata que vendia. Com a estabilidade econômica do país , voltou a montagem de móveis e atuou no ramo por mais cinco anos.

Conheceu a viola caipira na sua essência nas mãos de ídolos, Renato Andrade e Fernando Sodré , de quem foi aluno, partir de um show de suas apresentações em Belo Horizonte. Encantado com o som da viola iniciou suas pesquisas sobre o instrumento e entendeu que podia tocar de tudo naquelas 10 cordas. 

Participou de alguns festivais e seminários para  buscar conhecimento e trocar  experiências, e assim, desenvolver a sua própria técnica. Logo ingressou no ramo de luthier (fabricação de instrumentos), por vontade de tocar uma viola feita pelas próprias mãos.

Malaquias participou de alguns  grupos de viola, adquirindo mais experiências. Com o tempo a vontade de formar o seu próprio grupo foi concretizando, atualmente, criou o Grupo Raiz Arte e Cultura Sem Fronteiras (PRACSF), fundado no dia 28 de novembro de 2013 – uma ação sociocultural e  empresarial, com intuito de valorizar o papel que a arte possui em nossa sociedade.




``Um guerreiro só para de lutar depois que lhe faltar a vida, mas enquanto respira, não de siste nunca`` (Malaquias da Viola)



 

Dentre as montanhas de Minas Gerais, em 27 de novembro de 1972,  o quarto de seis irmãos, recebeu o nome de um profeta Bíblico Malaquias, cujo significado é ‘’Meu Mensageiro’’ , hoje fazendo jus ao nome, leva as mais belas mensagens culturais e musicais, com sua viola a diversos lugares por passa. 





Sua mãe Geralda, por ser apreciadora de boa musica tocava nas rádios, também teve influência da formação musical do filho. Formou assim o seu conceito musical um sentimento genuinamente caipira, um defensor e admirador da música de raiz ao som da viola.




 
Começou na luteria  em 2009, após cursar na PRESEART.  Hoje desenvolveu sua própria técnica de fabricação com características de som e acabamentos, como: marchetarias, escalas, tampos e como entalhes que é a sua marca diferenciada.





Formou o primeiro grupo de viola  em  2012 na cidade de  Contagem /MG
Lançou o Projeto Raiz Arte e Cultura Sem Fronteiras (PRACSF) em 28 de novembro de 2013.  Em uma  produção própria no Teatro Casa da Opera na cidade de Ouro Preto /MG
Hoje morador de Contagem / MG, professor de viola caipira, com aulas praticas, luthier, compositor, presidente do PRACSF e produtor cultural.

                                            


                                                           Professor de Viola


 Luthier




                                                    Produtor Cultural






Exemplo de superação e de vida para muitas pessoas, que desistem nas primeiras dificuldades. E desistindo, não atingem o apogeu das vitórias que a vida nos proporcionam. 


Atualmente administra outros grupos como:  

Projeto Raiz e tradição. 
Projeto Grupo de Seresta Águia. 
Projeto Contação de Histórias. 
Projeto Mensageiros da Viola.

Todos esses grupos estão neste blog e facebook com mais informações 

20 comentários:

  1. Olá, Sou apreciador da viola caipira gosto muito dos ponteados e estou iniciando aulas de viola.
    Gosto muito dos seus videos de viola e a forma de toca-la

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão amigo conte comigo,se inscreva no nosso canal YouTube ,AQUI A MODA E VIOLA MALAQUIAS DA VIOLA.ABRAÇO ZAP 31 986136527 oi

      Excluir
  2. Meu Amigo, me Emocionei com tua linda e sofrida estoria, mais como você falou, quem não desiste Consegui vencer todas as dificuldades com fé em deus tudo e possível, parabéns pelo lindo trabalho, e que deus continue lhe Abençoado por muitos e muitos Anos,estou muito feliz por você meu querido Amigo, continue Assim batalhador honesto e humilde, A vitoria deus já lhe deu!!!! Abraços com muito orgulho e carinho pra você e tua familia, você e um vencedor e guerreiro de Deus!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão pelo carinho e visita e pela palavras,se agente não desistir,DEUS completa a obra e o propósito 🙏🏾🙏🏾 abraço fraterno,ao seu dispor.

      Excluir
  3. Meu Amigo, me Emocionei com tua linda e sofrida estoria, mais como você falou, quem não desiste Consegui vencer todas as dificuldades com fé em deus tudo e possível, parabéns pelo lindo trabalho, e que deus continue lhe Abençoado por muitos e muitos Anos,estou muito feliz por você meu querido Amigo, continue Assim batalhador honesto e humilde, A vitoria deus já lhe deu!!!! Abraços com muito orgulho e carinho pra você e tua familia, você e um vencedor e guerreiro de Deus!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão pelo carinho, faço por você e por todos que apreciam e valoriza a nossa cultura Popular, conte comigo, abraço fraterno,Malaquias da Viola.

      Excluir
  4. Olá! Gosto muito de viola caipira, estou aprendendo a toca-la.
    Bonita historia, de batalhas e perseverança, e é muito importante passar a nossa historia através da viola para novas gerações.
    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão amiga conte comigo,temos projetos em Contagem e BH tudo para VIOLA CAIPIRA,VIOLÃO, AULAS DE TÉCNICAS VOCAIS, VIOLA TEÓRICA.

      Excluir
    2. Gratidão amiga conte comigo,temos projetos em Contagem e BH tudo para VIOLA CAIPIRA,VIOLÃO, AULAS DE TÉCNICAS VOCAIS, VIOLA TEÓRICA.

      Excluir
  5. Emocionante a sua história de vida. Parabéns pelo seu grande esforço. Talento não lhe falta. Tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão Sr Aluísio muita luta ,o importante é não perder o foco de onde quer chegar e a fé em Deus pois com ele venceremos.
      Forte abraço amigo. Conte comigo.

      Excluir
  6. parabéns pela dedicação a nossa cultura a nossa música raiz

    ResponderExcluir
  7. Olha impressionada com você meu amigo,que história bonita,de luta, perseverança.Orgulhosa de você, DEUS sempre te abençoe.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Malaquias da Viola, que Deus lhe abençoe, que ilumine seu caminho, sempre.

    Siga em frente com fé firme em Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazemos um pouquinho que está em nosso alcance, minha gratidão 🙏🏾🙏🏾

      Excluir
  9. Conheci o Mestre Malaquias da Viola pela TV, numa de suas apresentações no Programa do Chico Lobo, da Rede Minas. Um mês depois fui conhecê-lo pessoalmente e me apaixonei pela história de luta, de resistência e de vitórias desse amante da Viola caipira. Malaquias respira música. Criou vários projetos. Um deles é o Grupo Cirandeiras de Minas que busca resgatar as cantigas de rodas, valorizando a cultura popular, levando alegria e energia positiva para vários municípios de Minas Gerais. Tenho muito orgulho de fazer parte do Projeto Raiz Arte e Cultura sem Fronteiras idealizado pelo nosso respeitável Mestre, Malaquias da Viola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão amigo , fazendo o que está ao nosso alcance, meu abraço fraterno, tamo junto. Viva a Viola.

      Excluir
    2. Minha gratidão irmão,sabes que agente só consegue fazer por causa de pessoas iguais a você, e você é mais que especial, minha gratidão por tudo,luz divinal em nosso caminho,muito por conquistar e quero continuar ter a honra e merecimento de ter você do lado para comemorar cada conquista,cada vitória, abraço fraterno,Malaquias da viola.

      Excluir