Quem Somos

Quem Somos
Quem Somos

Justificativa

Justificativa
Ensaios e Reuniões

Sobre Malaquias da Viola

Sobre Malaquias da Viola
Idealizador

Release Social

Release Social
Eventos sociais

Release Cultural

Release Cultural
Cultural e Social

Sobre o Grupo Mesageiros da Viola

Sobre o Grupo Mesageiros da Viola
Shows e eventos

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Roda de Viola




Roda de Viola



A roda de Viola  é composta de solos de viola e versos extensos, com mais de cinco  violeiros,permeados por refrões, com um longo conteúdo que narra eventos de natureza, histórias, cotidiano, assim como fatos de destaque que ocorrem nos grupos que produzem estas modas. Ao lado de outros ritmos nascidos das toadas, cantigas, valsinhas, modinhas, entre outras, que desembarcaram neste país pelas mãos dos europeus



A expressão ‘moda’ é de procedência portuguesa, com o sentido de canto, ‘melodia’ ou ‘música’. Entre os brasileiros ela assume o aspecto de uma canção do campo. Os principais temas giram sempre em volta das lendas dos boiadeiros e lavradores, das anedotas caipiras e das narrativas que envolvem amor, morte, religiosidades, o dia a dia, valores e respeito ao próximo.


Do ponto de vista do formato, as modas de viola são compostas em uma narração de recital. É uma história sendo minuciosamente contada. Com melodias livres, parece poesias faladas e acompanhadas por instrumentos musicais. Trata-se de uma viola sendo solada na melodia de diferentes vozes.


Esses encontros de violeiros, são importantes para manter a tradição, compartilhar, reunir, passar para as novas gerações a importância de continuar a arte da viola. Atualmente as músicas caipiras vindas do interior para as grandes cidades, chamadas de Viola Urbana, já fazem parte do cotidiano das pessoas. Apreciadores ou saudosistas já sentem que estão mais atuantes a cultura sertaneja, cada qual com seus shows, estilos, em encontros específicos e públicos alvo.

Fonte: Colegioweb e Infoescola


Fotos  





Nenhum comentário:

Postar um comentário